20/04/2022 - 12:28
ROMA, 20 ABR (ANSA) – As forças da Rússia organizarão uma parada militar em Mariupol no próximo dia 9 de maio, data de aniversário da rendição nazista para as tropas soviéticas na Segunda Guerra Mundial.
Essa medida já era esperada por líderes ocidentais e ucranianos e foi confirmada nesta quarta-feira (20) pela vice-prefeita nomeada pelos russos, Viktoria Kalachova. “Vai acontecer, sem dúvida nenhuma, a população de Mariupol espera esse evento”, disse, segundo a agência Tass.
Cidade estratégica para os planos de Moscou na Ucrânia, Mariupol já está, na prática, sob controle dos invasores, e o último foco de resistência militar está limitado à siderúrgica Azovstal, apesar dos repetidos ultimatos para os combatentes ucranianos se renderem.
A conquista da cidade é crucial para o objetivo da Rússia de estabelecer uma conexão terrestre entre a Crimeia anexada e os territórios rebeldes no Donbass.
Além disso, essa seria a primeira grande vitória militar do regime de Vladimir Putin na Ucrânia desde o início da guerra, embora o município tenha sido arrasado durante quase dois meses de cerco.
Mariupol também tem um caráter simbólico por ser o berço do Batalhão de Azov, milícia paramilitar de extrema direita incorporada ao Exército ucraniano e acusada de neonazismo pela Rússia. (ANSA).