Por Phil Stewart

WASHINGTON (Reuters) – A Rússia ou elementos pró-Rússia provavelmente estão por trás do vazamento de vários documentos militares secretos dos Estados Unidos publicados nas redes sociais que oferecem uma visão parcial da guerra na Ucrânia, disseram três autoridades norte-americanas à Reuters nesta sexta-feira.

Os documentos parecem ter sido alterados para baixar o número de mortes sofridas pelas forças russas, disseram autoridades dos EUA, acrescentando que suas avaliações eram informais e separadas de uma investigação sobre o vazamento.

As autoridades dos EUA falaram sob condição de anonimato por causa da sensibilidade do assunto e se recusaram a discutir os documentos em detalhes.

O Kremlin e a embaixada da Rússia em Washington não responderam aos pedidos de comentários em um primeiro momento.

O Pentágono se recusou a comentar sobre a autenticidade dos documentos circulando em serviços como Twitter e Telegram, que são datados de 1º de março e trazem marcas mostrando que foram classificados como “Secretos” e “Ultrassecretos”.

“Estamos cientes dos relatos de publicações nas redes sociais, e o Departamento (da Defesa) está revisando o assunto”, disse a porta-voz do Pentágono, Sabrina Singh.

tagreuters.com2023binary_LYNXMPEJ360FR-VIEWIMAGE