ROMA, 23 JUL (ANSA) – A Ucrânia divulgou nesta quarta-feira (23) um balanço das perdas da Rússia desde o início da guerra, em fevereiro de 2022. Os dados revelam a morte de mais de 1 milhão de soldados de Moscou, além de milhares de outras baixas em termos de veículos e armamentos militares.
Segundo estatística do Estado Maior das Forças Armadas ucranianas, citada pelo Kiev Independent, o confronto tirou a vida de aproximadamente 1.045.220 militares russos, já inclusos os 970 falecimentos ocorridos ontem. Ao mesmo tempo, as hostilidades destruíram mais de 11 mil tanques, 23 mil veículos blindados de combate e 56 mil carros e tanques de combustível.
Ainda de acordo com a Ucrânia, as forças de Moscou também perderam mais de 30 mil sistemas de artilharia, assim como milhares de drones, mísseis e sistemas de defesa aérea. O balanço ainda inclui a baixa de mais de 420 aviões, 340 helicópteros, 28 embarcações marítimas e um submarino.
Hoje as delegações dos dois países se reúnem em Istambul, na Turquia, para a terceira rodada de negociações sobre o fim da guerra, iniciada quando a Rússia invadiu o país vizinho há mais de três anos.
No entanto, não há grandes expectativas para o anúncio de um cessar-fogo concreto e duradouro entre as partes. (ANSA).