Rússia nega invasão de espaço aéreo da Estônia

MOSCOU, 22 SET (ANSA) – O governo da Rússia negou as acusações de que caças militares do país invadiram o espaço aéreo da Estônia, Estado-membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e da União Europeia, na semana passada “Acreditamos que tais palavras sejam vazias, infundadas e uma continuação da linha completamente desenfreada de tensão crescente e provocação de um clima de confronto”, disse nesta segunda (22) o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.   

O episódio ocorreu na última sexta (19), quando o governo da Estônia disse que três aviões de combate russos entraram em seu espaço aéreo sem autorização e permaneceram sobre o país báltico por cerca de 12 minutos.   

A Otan chegou a acionar caças italianos F-35 para afastar as aeronaves de Moscou, e o caso deve ser discutido pelos países da aliança em uma reunião nesta terça-feira (23), após um pedido de consultas feito por Tallinn.   

Na semana anterior, Polônia e Romênia, que também integram a UE e a Otan, já haviam acusado a Rússia de violar seus espaços aéreos com drones utilizados para atacar a Ucrânia, que faz fronteira com os dois países. (ANSA).