MOSCOU, 14 SET (ANSA) – O porta-voz do Kremlin, Dimitri Peskov, disse nesta sexta-feira (14) que a Rússia não irá “tomar nenhuma medida” contra Alexander Petrov e Ruslan Boshirov, que são acusados pelo Reino Unido de usar o agente químico Novishok para matar o ex-espião russo Sergei Skipal e sua filha, Yulia, na cidade inglesa de Salisbury, em março deste ano.   

“Eles não violaram nenhuma lei em território russo e não temos nenhuma informação oficial de que eles o tenham feito em outras partes do mundo”, disse o Peskov, que lembrou que a o Reino Unido, país em que a dupla é procurada pelo crime, recusou-se a cooperar com a Rússia na investigação do caso.   

Os dois suspeitos concederam entrevista à rede de televisão estatal “Russia Today” na última quarta-feira (12) em que afirmaram que estavam em Salisbury na semana do atentado “apenas como turistas”. Após o ataque, o ex-espião e sua filha foram hospitalizados em estado crítico, mas se recuperaram após semanas de tratamento e foram mantidos em local não divulgado.   

As autoridades do Reino Unido afirmam que os suspeitos são agentes a serviço da GRU, agência central de inteligência russa.   

O caso aumentou a tensão diplomática entre Londres e Moscou, provocando a expulsão de dezenas de diplomatas russos de quase 30 países. O Kremlin nega envolvimento no ataque. (ANSA)

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias