ROMA, 23 JAN (ANSA) – Seis pessoas morreram e outras 73 ficaram feridas, incluindo quatro crianças, em ataques com mísseis lançados pela Rússia na Ucrânia na madrugada e manhã desta terça-feira (23).
O balanço foi divulgado no Telegram pelo próprio presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, que definiu a ação como “terror deliberado”.
De acordo com o mandatário, os mísseis atingiram edifícios residenciais na capital Kiev, em Kharkiv, segunda cidade mais populosa do país, e em Pavlograd, na província de Dnipropetrovsk.
“Sabemos que 22 pessoas ficaram feridas por causa do bombardeio inimigo em Kiev. Segundo os dados preliminares, cinco pessoas morreram em Kharkiv e 51, incluindo quatro crianças, ficaram feridas após o ataque terrorista. 27 pessoas foram resgatadas dos escombros. Em Pavlograd, o terror russo tirou a vida de uma pessoa. Minhas condolências a todos os parentes e amigos”, disse Zelensky.
Segundo as Forças Armadas ucranianas, Moscou disparou 41 mísseis de vários tipos desde a madrugada, sendo que 21 foram abatidos pela defesa antiaérea.
O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmou que os bombardeios miraram “alvos civis” e “não foram uma represália” pelo ataque ucraniano que matou 27 pessoas em Donetsk, cidade ocupada pela Rússia, no fim de semana. (ANSA).