A seleção russa de handebol feminino conquistou, neste sábado (20), a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos do Rio-2016 ao derrotar a França na final por 22-19.

Essa prata é a primeira medalha na história do handebol francês, que pecou em muitos momentos da partida por falta de eficácia no ataque.

A Rússia dominou o placar e, quando as francesas forçaram o empate a 15 minutos do fim da partida (14-14), seus problemas no ataque estático ficaram evidentes, caindo em uma parcial de 3-0 que sentenciou a partida.

“Não estou triste. Elas foram mais fortes do que a gente. Tivemos lesões. Poderíamos ter ganhado com o time completo. Mas é uma grande equipe, a única que nos venceu até aqui”, admitiu o técnico da seleção francesa, Olivier Krumbholz.

A equipe russa volta, assim, ao primeiro plano do handebol feminino, sete anos depois do último de seus títulos mundiais.

A Rússia confirmou seu status de favorita diante da França, a qual já havia derrotado na fase de grupos por 26-25.

Além disso, as russas chegaram com a máxima confiança ao encontro deste sábado, depois de derrotarem nas semifinais a Noruega, a equipe do ouro olímpico em Pequim-2008 e Londres-2012.

Na luta pelo bronze, a Noruega derrotou a Holanda por um contundente 36-26.

ll/mcd/ra/pr/tt