Rússia fecha 3 aeroportos após ataque de drones ucranianos

MOSCOU, 24 NOV (ANSA) – Três dos quatro aeroportos internacionais de Moscou – Sheremetyevo, Domodedovo e Zhukovsky – foram temporariamente fechados ao tráfego aéreo na manhã desta segunda-feira (24) devido a um ataque de drones atribuído à Ucrânia, segundo agências russas.   

De acordo com o prefeito da capital da Rússia, Sergei Sobyanin, um drone que sobrevoava a cidade foi abatido pelas defesas antiaéreas, levando as autoridades a restringirem preventivamente as operações por motivos de segurança.   

O incidente ocorre em meio a uma intensificação das atividades aéreas na região. Segundo o Ministério da Defesa da Rússia, citado pela agência TASS, 93 drones ucranianos foram interceptados ou destruídos durante a noite sobre diversas regiões russas, além do Mar Negro e do Mar de Azov.   

O governo de Vladimir Putin detalhou que os sistemas de defesa aérea neutralizaram 45 drones sobre a região de Belgorod, nove sobre Krasnodar, sete sobre Nizhny Novgorod, quatro sobre Voronezh, além de 20 drones sobre o Mar Negro e quatro sobre o Mar de Azov.   

Na semana passada, as Defesas aéreas da Rússia já haviam fechado dois dos principais aeroportos da cidade após abaterem três drones ucranianos que se dirigiam para Moscou. Logo depois, eles foram reabertos.   

A nova ofensiva ocorre no momento em que os Estados Unidos e diversos líderes europeus envolvidos em negociações em Genebra pelo fim da guerra na Ucrânia citaram progresso nas tratativas, porém deixaram a cidade suíça sem um acordo para finalizar o conflito. (ANSA).