Rússia está pronta para retomar acordo de grãos, diz Turquia

SOCHI, 4 SET (ANSA) – O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, afirmou nesta segunda-feira (4) que “a Rússia está pronta para retomar o acordo de exportação marítima de grãos ucranianos pelo Mar Negro”.   

“Preparamos algumas propostas junto com a ONU. Acredito que com esse processo será possível obter resultados positivos rapidamente”, disse Erdogan.   

As declarações foram dadas em coletiva de imprensa em Sóchi, na Rússia, ao lado de Vladimir Putin, que por sua vez reforçou que condiciona a medida à remoção de sanções às exportações de cereais e fertilizantes russos.   

“Não há alternativas sustentáveis, seguras e permanentes ao acordo. A Turquia está pronta para mediar negociações diretas entre Moscou e Kiev. Naturalmente, a Ucrânia precisa suavizar sua abordagem”, acrescentou Erdogan.   

O mandatário turco também disse que seu país está “pronto para fazer o que for necessário para enviar grãos russos aos países africanos em desenvolvimento”: “Putin disse: ‘Completamos os trabalhos logísticos para mandar um milhão de toneladas’. E nós dissemos: ‘Na Turquia, nos sentimos responsáveis por quaisquer deveres recaiam sobre nós”.   

Após a coletiva, o chanceler ucraniano, Dmytro Kuleba, declarou: “Nossa posição é muito simples: a iniciativa deve ser restabelecida, mas não exposta aos caprichos e chantagens da Federação Russa. Não é possível confiar na Rússia. Precisamos desenvolver corredores marítimos alternativos”.   

“Se fizerem concessões agora, vão voltar no mês que vem com novos pedidos. É a clássica chantagem”, declarou. (ANSA).