A terceira rodada de negociações entre Rússia e Ucrânia poderá acontecer no próximo final de semana (26 e 27) em Istambul, na Turquia, segundo a agência russa Tass. Apesar de as partes não terem confirmado a informação, o governo de Vladimir Putin afirmou que Moscou e Kiev têm trabalhado para sua organização.
“Assim que tivermos uma data definida, informaremos a todos”, declarou à imprensa o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, citado pela Tass.
Peskov destacou que “ainda há muito trabalho diplomático a ser feito”, enfatizando que os memorandos sobre o processo de paz preparados pelos dois lados continuam “totalmente opostos”.
Nos meses de maio e junho, Istambul recebeu diplomatas da Rússia e Ucrânia para negociar um acordo sobre a guerra que já dura mais de três anos. O único resultado concreto das reuniões até o momento foi a troca de prisioneiros de ambos as partes, enquanto as ofensivas continuam.
Na noite do último domingo (20), a Ucrânia voltou a ser atacada por forças de Moscou, deixando ao menos dois mortos e 15 feridos em diversas áreas do país. Em uma publicação no Telegram, a Aeronáutica Militar ucraniana informou que o território foi atacado com 24 mísseis e 426 drones de vários tipos.
“As operações de socorro e de emergência seguem em curso em nossas cidades e comunidades após os bombardeiros russos”, diz um comunicado do governo, acrescentando que há danos em áreas residenciais e em outras estruturas civis em Kiev, Kharkiv e Ivano-Frankivsk.
Ao mesmo tempo, a nota informa que drones foram abatidos nas regiões de Sumy, Khmelnytskyi, Kirovohrad, Mykolaiv, Poltava e Kherson.