Rússia e China declaram apoio a plano de Trump para Gaza

MOSCOU, 30 SET (ANSA) – A Rússia e China declararam apoio ao plano de paz do governo dos Estados Unidos para a Faixa de Gaza, anunciado na última segunda-feira (29).   

“Moscou apoia e acolhe com satisfação quaisquer esforços, incluindo os de [Donald] Trump, que visem deter a tragédia em curso [em Gaza]”, afirmou nesta terça (30) o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, enfatizando que a Rússia “não está participando” da iniciativa e “não foi contatada pelos EUA a respeito do assunto”.   

“Mantemos nossos contatos com todos os países envolvidos no conflito [no Oriente Médio], e a Rússia certamente permanece pronta, se solicitada, para envidar esforços para contribuir para uma solução”, acrescentou o representante do governo de Vladimir Putin.   

Ainda hoje, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Guo Jiakun, disse que Pequim “acolhe e apoia todos os esforços para aliviar as tensões entre a Palestina e Israel”.   

“Apelamos a todas as partes envolvidas para que sigam rigorosamente as resoluções da ONU, [que] alcancem imediatamente um cessar-fogo abrangente em Gaza, [que] libertem todas as pessoas detidas e aliviem a crise humanitária o mais rápido possível”, destacou Guo. (ANSA).