ROMA, 17 ABR (ANSA) – A Rússia divulgou neste domingo (17) as primeiras imagens dos marinheiros que sobreviveram à explosão e ao consequente naufrágio do navio de guerra Moskva.   

O grupo foi filmado na cidade portuária de Sebastopol, na Crimeia, onde fica estacionada a poderosa Frota do Mar Negro, cujo principal navio era o cruzador antimísseis Moskva.   

Nas imagens, os cerca de 100 marinheiros aparecem ao lado do comandante da Marinha da Rússia, almirante Nikolai Yevmenov.   

O navio de guerra afundou na última quinta-feira (14) em decorrência de uma explosão. Moscou alega que o incidente foi causado por um incêndio em um depósito de munições, mas a Ucrânia diz ter atingido o cruzador com dois mísseis.   

Após o navio ter afundado no Mar Negro, a Rússia realizou bombardeios contra fábricas de equipamentos militares nos arredores de Kiev por três dias consecutivos. A Marinha russa não informou ainda o número de baixas na explosão do Moskva.   

Com cerca de 12,5 mil toneladas, esse foi o maior navio de guerra da Rússia a afundar desde a Segunda Guerra Mundial. Ele estava em operação desde 1983 e recentemente foi usado para fornecer proteção naval às forças russas em combate contra o Estado Islâmico na Síria. (ANSA).