A Rússia discutirá na segunda-feira (13) uma possível extensão do acordo com a Ucrânia para exportar grãos, que expira em 18 de março, anunciou a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Maria Zakharova, nesta quinta-feira (9) em Moscou.

“A próxima rodada de consultas está marcada para 13 de março em Genebra, da qual participará a delegação interdepartamental russa”, disse Maria Zakharova.

Pouco antes, Moscou havia descrito as negociações para estender o acordo como “complicadas”.

Também estarão presentes no encontro Martin Griffiths, oficial de Assuntos Humanitários da ONU, e Rebeca Grynspan, secretária-geral da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento.

“Discutiremos o acordo” sobre grãos, disse Zakharova a repórteres.

Um pouco antes, o chefe da diplomacia russa, Serguei Lavrov, qualificou como “complicadas” as negociações do pacto que permitiu a retomada das exportações de grãos ucranianos, apesar da ofensiva de Moscou.

Lavrov disse que “se o acordo for aplicado pela metade, então a questão de sua extensão se torna bastante complicada”, afirmando que as cláusulas do pacto que deveriam beneficiar a Rússia “não foram aplicadas de forma alguma”.

A chamada Iniciativa de Cereais do Mar Negro, nome oficial do acordo de exportação de grãos dos portos ucranianos, é resultado de um pacto celebrado em 22 de julho que ajudou a aliviar a crise alimentar mundial causada pelo ataque russo à Ucrânia.

Vital para o abastecimento mundial de alimentos, o acordo foi renovado em meados de novembro para os quatro meses do inverno do norte e expira em 18 de março.

bur/mab-pc/mb/aa