– MOSCOU, 14 FEV (ANSA) – O governo da Rússia afirmou nesta sexta-feira (14) que o G7 “perdeu relevância” no cenário mundial e que o país está mais interessado em “trabalhar no âmbito do G20”.
A declaração foi dada pelo porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ter defendido o retorno de Moscou para o grupo das sete potências, que voltaria a se chamar G8.
“Dissemos repetidas vezes que o chamado Grupo dos Sete perdeu significativamente sua relevância. Ele une países que não são mais líderes em vários parâmetros de crescimento social e econômico. Esses centros de crescimento se moveram para outras regiões do globo”, disse Peskov.
“A partir desse ponto de vista, estamos muito mais interessado sem continuar nosso trabalho construtivo no âmbito do G20, um fórum que provavelmente reflete melhor as locomotivas econômicas do mundo”, acrescentou.
A Rússia foi expulsa do então G8 em 2014, após a anexação da península ucraniana da Crimeia. “Eu adoraria tê-los de volta.
Acho que foi um erro expulsá-los”, declarou Trump na última quinta (13).
O G7 é formado hoje por Alemanha, Canadá, EUA, França, Itália, Japão e Reino Unido, além da União Europeia. (ANSA).