ROMA, 21 DEZ (ANSA) – O governo russo informou neste domingo (21) que não considera, no momento, a possibilidade de se reunir com os Estados Unidos e a Ucrânia para discutir a guerra no leste europeu.
A ideia de uma cúpula trilateral foi mencionada por Washington, que demonstrou interesse em reunir representantes dos três países. O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, também citou o possível encontro em uma publicação nas redes sociais.
“A possibilidade de uma reunião trilateral não foi seriamente discutida até agora e não está sendo considerada”, afirmou o conselheiro presidencial russo Yuri Ushakov a jornalistas, segundo a agência Tass.
O representante do Kremlin acrescentou que Kirill Dmitriev, enviado de Moscou a Miami para negociações em andamento com autoridades americanas sobre o conflito na Ucrânia, está atualmente reunido com “vários colegas”.
No Ocidente, a França, de acordo com fontes diplomáticas, considerou “bem-vinda” a disposição do presidente russo, Vladimir Putin, em dialogar com o seu homólogo francês, Emmanuel Macron, e afirmou que decidirá “nos próximos dias” os termos em que essa conversa poderá ocorrer.
“É positivo que o Kremlin tenha dado sua aprovação pública a essa abordagem. Nosso objetivo continuará sendo contribuir para uma paz sólida e duradoura para a Ucrânia e a Europa, com total transparência junto ao presidente Zelensky e aos nossos parceiros europeus”, disseram fontes do Palácio do Eliseu.
A única vez em que Zelensky e Putin se encontraram foi em Paris, em dezembro de 2019. Na ocasião, os líderes adotaram um roteiro específico para a implementação dos Acordos de Minsk.
(ANSA).