Esportes

Rússia demite chefe da agência antidoping e causa preocupação na Wada


O chefe-executivo da Agência Antidoping da Rússia, Yuri Ganus, foi demitido nesta sexta-feira, em um movimento que a Agência Mundial Antidoping (Wada, na sigla em inglês) disse estar “extremamente preocupado”.

Ganus foi retirado do cargo depois que o conselho supervisor de sua agência recomendou que o Comitê Olímpico Russo e o Comitê Paraolímpico Russo considerassem a sua remoção devido a alegadas irregularidades financeiras.

A demissão de Ganus ocorreu cerca de dois meses antes de a agência ir à Corte Arbitral do Esporte para contestar uma decisão da Wada de suspendê-la por quatro anos e impor uma lista de outras sanções ao esporte russo e suas participações em campeonatos mundiais e Jogos Olímpicos. As audiências estão marcadas para o período de 2 a 5 de novembro.

O presidente do Comitê Olímpico Russo, Stanislav Pozdnyakov, disse em entrevista coletiva que a decisão foi tomada “unanimemente”. Mikhail Bukhanov, advogado da agência antidoping russa, foi nomeado como chefe interino do órgão.

Desde sua nomeação em 2017, Ganus tem sido um crítico frequente das autoridade esportivas russas e seu histórico de ações antidoping. Durante seu mandato, a agência auxiliou algumas investigações de alto perfil sobre atletas russos e dirigentes.

Ganus comentou sobre sua demissão em comentários à agência de notícias Interfax. “Na minha opinião, esta é uma decisão errada, então deixe-os apreciar seus erros. Eles queriam tomar (esta decisão) e a tomaram. Em termos dos objetivos gerais, é um erro.”

A Wada afirmou que a demissão de Ganus e a saída de outros funcionários nesta semana “reforçam as preocupações” expressas recentemente. A organização disse ser fundamental que os profissionais antidoping “permaneçam protegidos de interferências em suas decisões operacionais e atividades.”

Veja também
+ Corpo de jovem desaparecido é encontrado em caçamba de lixo
+ Corpo de Gabby Petito é encontrado, diz site; legista afirma que foi homicídio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Vídeo: família é flagrada colocando cabelo na comida para não pagar a conta
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Instituto Gabriel Medina fecha portas em Maresias
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Passageira agride e arranca dois dentes de aeromoça
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio