Rússia bloqueia parcialmente chamadas no Whatsapp e Telegram

MOSCOU, 13 AGO (ANSA) – A Rússia introduziu “medidas restritivas parciais” a chamadas telefônicas feitas por Whatsapp e Telegram de modo a combater “ações criminosas”. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (13) pelo Roskomnadzor, o serviço federal de supervisão em telecomunicações.   

“De acordo com agências de segurança pública e vários relatos de cidadãos, os aplicativos de mensagens estrangeiros Telegram e WhatsApp se tornaram os principais serviços de voz usados para golpes, extorsão de dinheiro e envolvimento em atividades de sabotagem e terrorismo por russos”, afirmou a entidade em nota ao justificar a aplicação de “medidas para limitar parcialmente as chamadas nestes serviços”.   

O Roskomnadzor informou ainda que “desde 2024, um sistema antifraude está em vigor [na Rússia], bloqueando chamadas de números não identificados nas redes telefônicas tradicionais das operadoras russas”.   

“Como resultado, essas chamadas migraram quase todas para os aplicativos de mensagens estrangeiros, que se recusam a garantir a segurança dos usuários e da sociedade russa”, acrescentou o serviço de telecomunicações.   

Nos últimos dias, usuários na Rússia do Whatsapp e Telegram relataram estar com problemas em chamadas feitas por estas plataformas. (ANSA).