Rússia afirma ter tomado duas aldeias na Ucrânia, uma delas em Dnipropetrovsk

A Rússia anunciou neste sábado (26) que tomou o controle de duas aldeias na Ucrânia, uma na região de Dnipropetrovsk, um novo avanço russo nesta região mineradora industrial do centro do país.

O exército russo afirmou que suas forças “libertaram o assentamento de Malievka” em Dnipropetrovk.

No início de julho, Moscou anunciou a tomada de Dachne, nesta região, a primeira reivindicação de que suas tropas avançaram nesta área central da Ucrânia desde o início da ofensiva em 2022.

Os militares russos também informaram o controle sobre Zeleni Gai, em Donetsk, uma região oriental na fronteira com Dnipropetrovsk. Segundo as forças de Moscou, esta posição era um importante reduto ucraniano.

Um avanço russo nessa região teria um valor estratégico importante em vista das negociações com a Ucrânia para um cessar do conflito.

As forças russas continuam reivindicando avanços, apesar do apelo dos Estados Unidos para o fim dos combates.

Para a Ucrânia, um progresso dos russos pode prejudicar a economia e o abastecimento energético, já que Dnipropetrovsk, assim como Donetsk, parcialmente ocupada desde 2014, possui importantes jazidas de carvão que alimentam a rede elétrica.

As autoridades ordenaram que os civis com crianças fugissem da linha de frente.

Dnipropetrovsk não é uma das cinco regiões ucranianas (Donetsk, Kherson, Luhansk, Zaporizhzhya e Crimeia) que Moscou reivindica como parte de seu território.

Enquanto isso, ataques aéreos noturnos deixaram cinco mortos, três no centro da Ucrânia e dois no oeste da Rússia, segundo as autoridades locais.

bur/msr/an/yr