Rússia afirma que EUA e Israel buscam expandir guerra no Oriente Médio

Os Estados árabes do Golfo, todos aliados próximos dos EUA — alguns dos quais também têm laços estreitos com a Rússia —, têm sido alvo de ataques com drones e mísseis iranianos

Doha
Fumaça em Doha, no Catar Foto: REUTERS/Mohammed Salem

A Rússia acusou Estados Unidos e Israel nesta quinta-feira, 5, de tentarem arrastar países árabes para um conflito mais amplo no Oriente Médio, provocando o Irã a atacar alvos em toda a região, e afirmou que não havia sinais de que Washington e Tel Aviv iriam ceder.

Os Estados árabes do Golfo, todos aliados próximos dos EUA — alguns dos quais também têm laços estreitos com a Rússia —, têm sido alvo de ataques com drones e mísseis iranianos desde que Estados Unidos e Israel lançaram seus ataques aéreos contra o Irã no sábado.

O presidente russo, Vladimir Putin, conversou por telefone com os líderes de quatro países árabes do Golfo na segunda-feira, 4, oferecendo-se para usar os laços de Moscou com o Irã para transmitir preocupações sobre os ataques de Teerã à infraestrutura petrolífera em toda a região.

O Ministério das Relações Exteriores da Rússia, em comunicado na quinta-feira, acusou EUA e Israel de tentarem deliberadamente envolver os Estados árabes do Golfo em uma conflagração mais ampla.

“Eles provocaram deliberadamente o Irã a retaliar com ataques contra alvos em alguns países árabes, o que levou a perdas humanas e materiais, o que o lado russo lamenta profundamente”, disse o ministério.

“Ao fazer isso, eles (Washington e Tel Aviv) estão tentando arrastar os árabes para uma guerra em prol dos interesses de terceiros.”