A Rússia acusou a Ucrânia, nesta segunda-feira (13), de usar drones para atacar um posto de distribuição de gás no gasoduto TurkStream, a única rota de fornecimento de gás russo para a Europa.
“O regime de Kiev tentou atacar com nove drones” um posto de distribuição de gás do gasoduto TurkStream na região de Krasnodar, no sudoeste da Rússia, “com o objetivo de suspender as entregas de gás para países europeus”, disse o Exército russo em um comunicado, garantindo que todos os dispositivos foram derrubados e não afetaram o funcionamento da estação.
O TurkStream tem sido a única rota de fornecimento de gás russo para a Europa desde que o trânsito pelo território ucraniano cessou em 1º de janeiro e após a sabotagem do gasoduto Nord Stream em 2022.
Segundo o comunicado, o ataque “não causou feridos” entre os funcionários desta estação de compressão, que mantém e regula a pressão do gás natural, localizada na cidade de Gai-Kodzor.
O gasoduto TurkStream, inaugurado em 2020, tem capacidade para transportar 31,5 bilhões de m3 de gás por ano e consiste em dois tubos paralelos com cerca de 930 km de comprimento que conectam Anapa, na região russa de Krasnodar, com Kiyiköy, no noroeste da Turquia.
O TurkStream passa pelo Mar Negro, permitindo que a Rússia abasteça o sudeste e o sul da Europa sem passar pela Ucrânia, que em 1º de janeiro encerrou as entregas de gás russo para a Europa por meio de seu território.
bur/pc/zm/aa