Rússia abrirá corredores humanitários diários sem aval de Kiev

ROMA, 10 MAR (ANSA) – A Rússia anunciou que irá abrir unilateralmente corredores humanitários na Ucrânia para evacuação de civis para seu território, todos os dias pela manhã, informou a agência Tass nesta quinta-feira (10).   

“Declaramos oficialmente que corredores humanitários em direção à Federação Russa serão abertos de forma unilateral, e sem qualquer coordenação, diariamente à 10h, no horário local, e em outras direções por acordo com a parte ucraniana”, disse Mikhail Mizintsev, diretor do Centro de Controle de Defesa Nacional russo.   

O Ministério da Defesa russo alega que mais de 187 mil ucranianos já foram retirados de áreas perigosas sem a participação de Kiev, que “ainda proíbe categoricamente e se rejeita a autorizar a saída de residentes civis em direção à Rússia”.   

Com isso, o governo de Vladimir Putin se compromete a abrir rotas de fuga mesmo sem o consentimento do governo ucraniano.   

Em nota, Mizintsev disse ter pedido ao Comitê Internacional da Cruz Vermelha e à ONU que informassem as autoridades ucranianas sobre a intenção de Moscou de abrir as passagens para seu próprio território.   

No entanto, afirmou que é “impossível” limpar as minas do corredor humanitário de Mariupol, que “foram depositadas pelos nacionalistas”.   

Até o momento, de acordo com os russos, mais de 2,6 milhões de civis querem ser evacuados de cerca de 2 mil áreas habitadas na Ucrânia, mas até agora Kiev colaborou na abertura de apenas quatro corredores de um total de 14 sugeridos pela Rússia.   

(ANSA)