A equipe feminina de ginástica do Comitê Olímpico Russo (ROC) capitalizou a dramática saída de Simone Biles da equipe dos Estados Unidos para conquistar o título olímpico nesta terça-feira (27).

A equipe americana retirou Biles da final por equipes depois de um decepcionante salto inicial, e as russas superaram as campeãs dos últimos dois Jogos Olímpicos por mais de três pontos.

A Grã-Bretanha surpreendeu e levou a medalha de bronze.

Lideradas por Angelina Melnikova, as russas repetiram o feito da equipe masculina do ROC, que conquistou o ouro 24 horas antes.

Competindo sob uma bandeira neutra devido à suspensão do país por um escândalo de doping, a Rússia encerrou uma sequência de domínio das americanas nas finais mundiais e olímpicas que havia começado em 2011.

Mas o principal foco da atenção foi Biles, que chegou aos Jogos de Tóquio com a esperança de bater o recorde de ouros olímpicos da ginástica para uma única competidora.

Depois de deixar a área de competição por um momento, Biles voltou e foi retirada das três rotações finais. Ela aplaudiu suas companheiras de equipe.

A USA Gymnastics afirmou em um comunicado que ela foi retirada da final por causa de um “problema médico” não especificado e que será avaliada diariamente para determinar se pode continuar nos Jogos.

nr/gj/mr