Com Neymar como dúvida por lesão, a Seleção Brasileira começa nesta quinta-feira sua preparação para a Copa do Mundo de 2022 em amistoso contra a Coreia do Sul em Seul.

Após fazer a melhor campanha da história das Eliminatórias Sul-Americanas, o Brasil vai ao Catar como um dos favoritos ao título mundial.

Com o grupo praticamente definido para a Copa, o técnico Tite aproveitará os últimos amistosos para dar chance a jovens que atuam no futebol brasileiro, como o volante Danilo (Palmeiras) e o zagueiro Léo Ortiz (Bragantino).

– Neymar é dúvida –

A grande dúvida para o jogo contra a Coreia é a presença de Neymar, que sofreu um pisão no pé direito durante um treino nesta quarta-feira e deixou o campo mancando.

Caso Neymar não se recupere, as opções de Tite para substituí-lo são Vinícius Júnior e Philippe Coutinho.

Quem é desfalque certo é o goleiro Ederson, também lesionado. Com isso, o titular no gol será Weverton, já que Alisson, que disputou a final da Liga dos Campeões da Europa com o Liverpool no último sábado, vai ser poupado.

Daniel Alves, Marquinhos, Thiago Silva e Alex Sandro devem compor a linha defensiva. Casemiro e Fred formarão a dupla de volantes, com Raphinha, Richarlison e Lucas Paquetá mais avançados e Neymar à frente, caso tenha condições de jogo.

Em entrevista coletiva, Tite ressaltou que a maioria dos jogadores está em final de temporada e que o time titular será escolhido de acordo com o estado físico de cada um deles.

“Não vamos pagar o preço da saúde do atleta em função do desempenho. Temos duas opções. Inicialmente, ninguém que jogou a final da Champions iria para o jogo. Exceção foi feita ao Casemiro em função da conversa que tive com ele, do biotipo, ele é bem dotado fisicamente, com força, pelo cuidado que tem. Isso proporcionou que ele seja a exceção à regra e será utilizado”, disse o técnico brasileiro.

Após o jogo em Seul, o Brasil vai a Tóquio para enfrenar o Japão na próxima segunda-feira.

– Amistoso de alto nível –

Para a Coreia do Sul, o jogo será uma oportunidade de enfrentar um adversário da alto nível do futebol mundial.

“Com o Brasil será diferente dos outros jogos que disputamos, em que normalmente dominamos. Neste jogo, teremos que defender, passar mais tempo atrás e nossos pontas terão que jogar mais recuados. É óbvio que pensamos em atacar, mas temos que ser muito prudentes na parte defensiva”, disse o treinador da Coreia, o português Paulo Bento.

Coreia do Sul e Brasil se enfrentam nesta quinta-feira às 8h00 (horário de Brasília) no estádio Sang-am, em Seul, com arbitragem do japonês Ryuji Sato e seus compatriotas Hiroshi Yamauchi e Jun Mihara como auxiliares.

Prováveis escalações:

Coreia do Sul: Jo Hyeon-woo – Kim Tae-hwan, Kim Min-jae, Young-Gwon, Kim Jin-su – Jung Woo-Young, Hee-Chan, Jeong Wooyeong, Son Heung-min – Hwang Ui-Jo e Cho Guesung. Técnico: Paulo Bento

Brasil: Weverton – Daniel Alves, Marquinhos, Thiago Silva, Alex Sandro – Casemiro, Fred – Raphinha, Richarlison, Lucas Paquetá – Neymar. Técnico: Tite

prb/mel/ma/cb