(Reuters) -O ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou nesta sexta-feira que o governo vai lançar um novo programa de investimentos ao estilo do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) até o final de abril.

Em entrevista após reunião ministerial com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio do Planalto, o ministro explicou que o novo PAC — que terá outro nome a ser definido pelo governo — vai ser estruturado com projetos de obras novas e conclusão de várias obras paradas.

“Na área de infraestrutura, hoje nós iniciamos a reunião apresentando as diretrizes, o cronograma da estruturação do novo plano de investimentos do governo federal”, disse Costa a jornalistas.

Segundo o ministro, o novo plano irá abranger tanto investimentos diretos federais do Orçamento da União, quanto concessões do governo federal, além de projetos de parcerias público privadas, um dos pilares do programa que se desenha.

“Vamos utilizar o instrumento de PPP para alavancar o investimento de infraestrutura do país”, acrescentou Costa.

Ainda de acordo com o ministro, o governo já promoveu conversas com os Estados para realizar um levantamento dos pleitos dos governadores e está na “reta final” para organizar as demandas e definir o que será realizado por meio do orçamento geral da União, por concessão, ou via PPP.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reafirmou sua disposição de trabalhar pela retomada de obras no país em encontro com prefeitos no Palácio do Planalto mais tarde, e destacou a participação dos municípios nesse processo.

“Nós temos 23 bilhões de reais para gastar em obra de infraestrutura no Ministério dos Transportes”, disse Lula, referindo-se a montante disponível para este ano.

O presidente afirmou ter “pressa” e adiantou que fará mais anúncios à medida em que o governo se aproxima de completar 100 dias de funcionamento.

(Por Pedro Fonseca, no Rio de Janeiro, e Maria Carolina Marcello, em BrasíliaEdição de Camila Moreira e Paula Arend Laier)

tagreuters.com2023binary_LYNXMPEJ290PW-VIEWIMAGE