O Comitê Disciplinar da Federação Espanhola de Futebol (RFEF) aplicou uma punição de seis partidas de suspensão ao zagueiro Rüdiger pela expulsão no fim da prorrogação em que o Real Madrid foi derrotado pelo Barcelona, em jogo válido pela final da Copa do Rei.
O jogador, que está contundido e deve ficar até um mês fora, vai cumprir o gancho nos cinco confrontos que restam do Campeonato Espanhol. O sexto duelo, que completa a sanção, deixa o atleta de fora do primeiro compromisso do Nacional da próxima temporada.
Substituído no final do segundo tempo da prorrogação, ele recebeu cartão vermelho por atirar objetos no gramado e xingar o árbitro. O juiz Ricardo de Burgos Bengoetxea ainda colocou na súmula que o defensor precisou ser contido à beira do gramado.
Rüdiger reconheceu ter se exaltado e fez um pedido de desculpas. O episódio rendeu ainda uma reprimenda púbica de Rudi Völler, diretor esportivo da seleção alemã que cobrou mais controle emocional do atleta.
O Real Madrid teve ainda o lateral Lucas Vázquez punido pelo Comitê Disciplinar. O jogador, que também foi expulso na partida, recebeu uma suspensão de duas partidas.
Já o meia Jude Belligham teve o seu cartão vermelho anulado após análise dos integrantes do órgão sob alegação de que faltaram evidências do comportamento agressivo do atleta em relação ao árbitro.