NOVA YORK, 10 DEZ (ANSA) – O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, ordenou nesta terça-feira (10) que os diplomatas do país voltem a usar a fonte Times New Roman em comunicações oficiais.
A medida será adotada pelos funcionários dos escritórios do Departamento de Estado e das embaixadas ao redor do mundo. Com isso, os diplomatas abandonarão a fonte sem serifa Calibri, introduzida em 2023 pelo governo de Joe Biden sob a justificativa de ser mais legível para alguns usuários com deficiência visual.
Em sua ordem, Rubio classificou a alteração promovida pelo seu antecessor, Antony Blinken, como uma medida de diversidade “desperdiçadora”. O secretário acrescentou que o retorno à fonte serifada “restaurará o decoro e o profissionalismo aos documentos escritos do Departamento”.
A Calibri, que auxilia disléxicos e pessoas com deficiência visual grave na leitura por ter letras mais simples e espaçadas, foi considerada pelo político “progressista demais” e excessivamente “informal”.
“Não foi um dos casos mais ilegais, imorais, radicais ou dispendiosos dos programas de diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade, mas a mudança para a Calibri não resultou em nada além de uma degradação da correspondência oficial do Departamento”, declarou Rubio. (ANSA).