Rubio diz que EUA não querem uma Europa ‘vassala’ e defende parceria

BRATISLAVA, 15 FEV (ANSA) – O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, afirmou neste domingo (15) que Washington não está pedindo que a União Europeia seja uma “vassala” e voltou a adotar um discurso mais conciliador durante visita a Bratislava, na Eslováquia.   

O americano, que participou nos últimos dias da Conferência de Segurança de Munique, na Alemanha, também declarou que o governo de Donald Trump saudou o desejo de eliminar a “dependência” do bloco europeu em relação aos Estados Unidos.   

“Os EUA não estão pedindo que a Europa seja uma vassala.   

Queremos ser parceiros e trabalhar com nossos aliados”, disse Rubio.   

A Alta Representante da UE, Kaja Kallas, avaliou que as declarações do secretário americano em Munique continham mensagens tanto para o bloco europeu quanto para os cidadãos de seu próprio país, “especialmente para seus eleitores”.   

“Toda vez que ouço essas críticas à UE, que estão muito na moda agora, penso em qual é a alternativa e em todas as coisas boas que a Europa oferece. Quando viajo pelo mundo, vejo que os países olham para nós porque representamos valores que ainda são elevados. É por isso que é muito difícil para mim acreditar nessas acusações”, declarou a estoniana.   

A líder europeia acrescentou que as mensagens de Rubio, principalmente as ditas na conferência em Munique, indicaram que a América e o Velho Continente “estão interligados”.   

“Acho isso importante. Também é claro que não concordamos em todas as questões, e isso continuará sendo verdade. Mas acredito que podemos construir a partir disso”, enfatizou Kallas. (ANSA).