Rubio comemora que Israel permitiu a entrada de ajuda em Gaza

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, comemorou a decisão de Israel nesta terça-feira (20) de permitir a entrada de ajuda em Gaza, após mais de dois meses de bloqueio ao acesso a alimentos e outros suprimentos.

“Estamos satisfeitos em ver que a ajuda está começando a fluir novamente”, disse Rubio ao Comitê de Relações Exteriores do Senado.

Em resposta a um democrata que alegou que os 100 caminhões iniciais de ajuda eram insuficientes, Rubio disse: “Entendo seu argumento de que não é o suficiente, mas estamos felizes em ver que a decisão foi tomada”.

A ONU anunciou nesta terça-feira que recebeu autorização para enviar cerca de 100 caminhões de ajuda humanitária para Gaza, onde especialistas alertaram sobre o risco de fome devido à escassez de alimentos e medicamentos causada pelo bloqueio de Israel, que está em guerra com o grupo islamista Hamas.

Na semana passada, o presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou que “há muitas pessoas passando fome” em Gaza, embora seu governo tenha evitado criticar diretamente seu aliado Israel.

sct/st/db/mel/aa/am