Ruanda vence troféu de melhor café no Prêmio Ernesto Illy

SÃO PAULO, 10 NOV (ANSA) – Um café de Ruanda, pequeno país da África Subsaariana, conquistou o troféu “Best of the Best” (“Melhor dos Melhores”) no 10º Prêmio Internacional Ernesto Illy, concurso que celebra todos os anos a excelência e a sustentabilidade na cafeicultura e que homenageia o filho do fundador da empresa italiana illycaffè.   

A cerimônia foi realizada no Palácio Colonna, em Roma, e premiou o produtor ruandês Ngamba Coffee Washing Station – Sucafina S.A., representado por Emmanuel Akiba, pela extraordinária qualidade e sustentabilidade de seu café, que incorpora da melhor forma as características de sabor que a illy busca em suas diversas origens, inclusive no Brasil.   

Além disso, El Salvador faturou pela primeira vez o troféu “Coffee Lover’s Choice”, concedido com base na avaliação dos próprios consumidores, com a Finca Villa Mercedes, da Agroindustrial Yaya, de Juan José Herrera, confirmando o crescente apreço internacional pelos grãos do país.   

“O Prêmio Internacional de Café Ernesto Illy representa uma referência para a promoção da qualidade, da transparência e da sustentabilidade na produção de café”, explica Andrea Illy, presidente da illycaffè.   

“O reconhecimento concedido aos vencedores tem um impacto significativo nas comunidades locais, oferecendo visibilidade global aos produtores e incentivando a adoção de práticas agrícolas que respeitam o meio ambiente e as pessoas. Em um setor onde a qualidade é fruto de paixão, tradição e inovação, o prêmio confirma seu papel como ferramenta fundamental para apoiar o crescimento e a competitividade dos produtores nos mercados internacionais”, acrescentou.   

O júri técnico da edição de 2025, composto por especialistas de renome internacional – os técnicos Carolina Castañeda, Matilde Maria Montero e Philip Schluter, os chefs embaixadores da illy Francesco Apreda, Caterina Ceraudo e Matteo Metullio, e os jornalistas Luis Manuel Blasco Alis, Pierre de Gasquet e Adriano Sack – selecionou os melhores entre os melhores, avaliando as amostras concorrentes de acordo com critérios rigorosos de qualidade, aroma e sustentabilidade.   

Uma novidade deste ano foi o júri de consumidores, que se reuniu pela primeira vez nos lounges da ITA Airways em Roma, da qual a illycaffè é parceira, para decidir o prêmio Coffee Lover’s Choice.   

Já a cerimônia de premiação contou com a presença de representantes da cadeia global do café e figuras institucionais, tendo como convidado de honra o cineasta Francis Ford Coppola, que interagiu com personalidades conhecidas da indústria do entretenimento, como os atores italianos Claudia Gerini e Alessandro Borghi.   

Antes do evento, os 27 finalistas de 2025 tiveram uma audiência com o papa Leão XIV no Vaticano e participaram uma reunião na sede da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), onde especialistas internacionais debateram temas como agricultura regenerativa e inteligência artificial, considerados alavancas estratégicas para enfrentar a crise sistêmica que o setor cafeeiro enfrenta. (ANSA).