A Defesa Civil do estado do Rio Grande do Sul emitiu um comunicado aos moradores de cidades próximas ao Rio Taquari para que se protejam de áreas de risco e saiam de suas casas. Na tarde desta quinta-feira, 2, a barragem 14 de julho, que faz parte da Usina Hidrelétrica 14 de julho, em Rio das Antas, se rompeu parcialmente. Há também um risco de rompimento da Represa de São Miguel, na cidade de Bento Gonçalves.
+ Temporal no RS: governador confirma rompimento de barragem de usina elétrica
As Defesas Civis locais e as forças de resposta, Brigada Militar e Corpo de Bombeiros Militar, já estão realizando a evacuação das pessoas que moram nas áreas que podem ser afetadas em caso de rompimento. A nota orienta que moradores de Santa Tereza, Muçum, Roca Sales, Arroio do Meio, Encantado, Colinas e Lajeado busquem abrigos públicos ou lugares seguros durante a enchente do Rio Taquari.
“As pessoas que não tiverem locais alternativos devem buscar informações junto à Defesa Civil da sua cidade sobre os abrigos públicos disponibilizados pelas Prefeituras, rotas de fuga e pontos de segurança”, indica a nota.
O prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Segabinazzi (PSDB), também pediu para que as pessoas que moram às margens dos Rios Taquari e das Antas saíam do local “o mais rápido possível”, pois a tendência é que o nível do rio suba de dois a quatro metros.
Ver essa foto no Instagram
Outro aviso
A Prefeitura de Caxias do Sul também alertou sobre o risco de rompimento da barragem do Complexo Dal Bó, pois há estimativa que faltam apenas 20 centímetros para o colapso.
“Famílias que estão em área de risco, ou na área do Complexo Dal Bó, em Caxias do Sul, estão sendo retiradas pela Defesa Civil”, afirmou.