Geral

RS: Pesquisa de universidades detecta vírus da gripe bovina na América do Sul

Uma pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em parceria com a Universidade Feevale, e que foi publicada no periódio Archives Of Virology, demonstra que o vírus da influenza D está presente entre bovinos da América do Sul. As informações foram publicadas pelo G1.

O estudo verificou 10 amostras de ruminantes que manifestaram doenças respiratórias em 2020. Em uma delas, coletada no Rio Grande do Sul, o vírus foi encontrado.


Cláudio Canal, professor da Faculdade de Veterinária da UFRGS, e que participou da pesquisa, afirma que já suspeitava que o vírus circulava entre os bovinos. “Já faz um ano, mais ou menos, que a gente estava procurando, até que localizamos um animal que tinha esse vírus”, diz.

Para ele, o resultado da pesquisa aponta para a possibilidade de que o vírus esteja circulando em todo o Brasil. O que não significa, porém, que esteja causando doenças nem tampouco a gravidade delas nos animais. “Se for fazer um trabalho de sorologia, vou detectar em todo o Brasil. Só não existe porque não se procura”, explica.