No sábado (18), durante a última noite do arraial de Boa Vista Junina 2022, foi distribuída gratuitamente a “maior” paçoca de carne seca do mundo. A iguaria bateu o próprio recorde ao registrar este ano 1.131 kg. As informações são do G1. A última marca, de 1.050 kg, havia sido conquistada em 2019.

A paçoca de carne seca é um prato típico de Roraima, que tem como origem as comunidades indígenas e rurais do estado. Para preparar a iguaria é necessário desossar uma carne e depois levá-la para o sol, para que seja feito o processo de secagem. Depois, a carne é frita e triturada com a farinha amarela em uma máquina.

A primeira edição da paçoca gigante foi realizada em 2015. Desde de então, a prefeitura contrata a empresa Tia Nega para preparar o prato típico.

Neste ano, 12 profissionais iniciaram a produção da paçoca na quarta-feira (14). O preparo contou com 700 kg de carne seca, 400 kg de farinha amarela, 80 kg de cebola e cerca de 40 litros de óleo. Junto com a paçoca, foram destruídas 22 mil bananas. A pesagem foi transmitida através de um telão. O novo feito contou com fogos de artifícios com estampido, o que é proibido por lei.

A Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (Fetec) relatou que “após dois anos sem a edição presencial do Boa Vista Junina, este projeto (de levar a paçoca ao Guinness) seguiu com uma estratégia local que continuará crescendo a cada ano, dentro das condições permitidas e viáveis dentro do setor público”.

A ideia é conseguir inserir, em 2023, a paçoca de carne seca no livro dos recordes.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias