Saúde da mulher

Roupa de cama suja pode ser a causa de seus problemas de saúde; entenda

Crédito: Pexels

Com que frequência você lava sua roupa de cama? Mesmo que você não consiga ver sujeira ou manchas, a recomendação de especialistas é que se troque lençóis e fronhas a cada semana. Isso porque sua roupa de cama pode acumular células mortas da pele, óleos, germes e fluidos corporais — e as bactérias se multiplicam rapidamente.

+ O que acontece ao segurar um espirro

+ Adultos também têm alergia: confira as causas e os principais tipos

Se você não se lembra quando foi a última vez que trocou seus lençóis, saiba que além de criar um local de sono menos atraente, essa prática pode afetar sua saúde.

Com informações do “Healthination”, confira cinco condições de saúde que podem ser causadas pelo acúmulo de bactérias nas roupas de cama. 

Acne

As bactérias em sua roupa de cama podem obstruir os poros e levar a surtos de acne no rosto e nas costas. Se você segue uma rotina regular de cuidados com a pele e não vê resultados, não culpe seu dermatologista: suas próprias fronhas podem ser as culpadas.

Alergias

Lençóis sujos acumulam agentes alérgenos comuns, como ácaros e pelos de animais. De acordo com a Fundação Americana de Asma e Alergias, uma pessoa perde cerca de 1,5 grama de pele morta por dia, o que é suficiente para alimentar um milhão de ácaros. Dessa forma, você pode imaginar quantos ácaros está alimentando diariamente — e como eles influenciam em suas alergias.

Eczema

Agentes alérgenos e irritantes podem desencadear pele seca e coceiras em pessoas com eczema.

Asma

Assim como o eczema, a asma pode ser desencadeada por alergias a ácaros e pelos de animais. Além de problemas para dormir devido à tosse e dificuldade de respiração, se deitar em um lençol sujo pode causar dificuldade para respirar ao longo de todo o dia.

Gripes e resfriados

Após gripes e resfriados, lençóis e outras roupas devem ser lavados. Caso isso não aconteça, eles podem espalhar os germes das doenças para o resto da casa, contaminando todos que moram nela.