Homem rouba obra de Banksy e é condenado a 13 meses de prisão no Reino Unido

Larry Fraser se declarou culpado por roubar 'Garota com balão'

Galerista possa em frente a "Menina com Balão", de Banksy, em 22 de fevereiro de 2022, na casa de leilões Sotheby's, em Londres - AFP

Um homem de 49 anos foi condenado a 13 meses de prisão por roubar a obra “Garota com balão” do artista britânico Banksy em 2024, anunciou a polícia de Londres nesta sexta-feira, 14.

Larry Fraser se declarou culpado na quarta-feira do roubo da obra, que representa uma Garota de vestido estendendo a mão em direção a um balão vermelho em forma de coração.

A obra, estimada em 270 mil libras (R$ 1,87, pela cotação atual), foi roubada de uma galeria londrina em 2024. Com o rosto coberto e usando luvas, o culpado entrou na galeria forçando as portas com um martelo, detalhou a polícia em um comunicado.

Os investigadores puderam detê-lo menos de 48 horas após os fatos graças às imagens das câmeras de vigilância que o mostravam carregando a obra em uma caminhonete, a poucos passos da galeria. A obra foi encontrada intacta dois dias depois da detenção de Fraser.

Banksy e a ‘Garota com balão’

O grafite original apareceu pela primeira vez em 2002 na ponte de Waterloo, no sul de Londres, e continua sendo um dos mais conhecidos do misterioso artista originário de Bristol.

Em 2018, Banksy causou furor quando uma cópia de “Garota com balão” se autodestruiu parcialmente ainda na casa de leilões.