Geralmente associada à indústria do cinema, a profissão de roteirista ganhou notoriedade na última década, sobretudo em razão da proliferação do uso do YouTube e das redes sociais. Essas plataformas possibilitaram a criação de diversos canais de conteúdo, que, de acordo com o gênero, precisam desenvolver histórias, quadros e programas por meio de roteiros.

No entanto, sem orientação, produzir um roteiro pode ser uma tarefa bastante complicada. Em geral, diferentemente do que muitas pessoas acham, a atividade exige muito mais dedicação e persistência do que inspiração. “As melhores histórias não foram escritas de uma vez no computador”, destaca a roteirista Beth Moreno.

Segundo ela, que também atua com produção de conteúdo, o roteiro é um documento que deve guiar as cenas e os diálogos de um filme ou qualquer outro produto audiovisual. “É como se fosse a obra em versão escrita, antes da gravação”, resume.

De todo modo, Beth Moreno compartilha algumas dicas para auxiliar quem tem interesse pela carreira ou pretende desenvolver roteiros para projetos pessoais. Confira abaixo: 

Vá além da ideia

Ainda que uma ideia seja o ponto de partida, o roteirista precisa saber construir uma história, o que, em geral, envolve bons personagens e um conflito. Também é fundamental conhecer o público para o qual o texto é escrito.

Pesquise

Em geral, para lapidar a história, o roteirista precisa pesquisar muito sobre o assunto. Dessa forma, é importante se debruçar sobre livros, peças e filmes a respeito do tema, de modo a acrescentar algo original. Isso também ajuda a contextualizar a história.

Aprofunde os personagens

Personagens consistentes são fundamentais em bons filmes. Assim, o roteirista precisa delinear bem o perfil do protagonista, como se fosse um amigo próximo e longevo que soubesse muito sobre a vida da pessoa.

Faça a argumentação do projeto

O roteirista precisa fazer a argumentação da história. Dentro da profissão, o argumento é um texto corrido que conta de forma simples do que se trata o projeto. O texto, em formato de prosa, deve apresentar todos os personagens importantes e o enredo. É como se fosse uma sinopse que pretende cativar rapidamente a atenção das pessoas, principalmente de produtores.

Desenvolva a escaleta

O roteiro precisa se encaixar em uma estrutura chamada “escaleta”, por meio da qual é possível separar as cenas, as situações e as ações dos personagens. A escaleta ajuda a entender a ordem em que a história vai ser contada e o ritmo da narrativa.