Ediçao Da Semana

Nº 2742 - 12/08/22 Leia mais

Joelma, que foi internada na terça-feira (07) no Hospital São Luiz Itaim, em São Paulo, por conta do inchaço no rosto, que segundo a cantora é resultado de sequelas da Covid-19.

Para saber mais sobre a internação de Joelma, a Istoé Gente conversou com o médico Wanderley Cerqueira de Lima, que é neurocirurgião do Hospital Israelita Albert Einstein, que explicou o que é anasarca e edema, forma como são chamados os acúmulos de líquido na região do rosto, diagnóstico de Joelma.

“Todo paciente que tem ou teve Covid-19, é submetido a vários tratamentos entre eles, anticoagulantes e, eventualmente, os corticoides. O corticoide é um anti-inflamatório potente, de ação sistêmica, que tem um efeito muito importante, mas também tem seus efeitos colaterais, sobretudo se ele for usado em altas doses, e por tempo prolongado. Se for usado em média por 10 dias, não causa problemas”, começou o profissional.

“Neste caso da cantora, existe a possibilidade de ser essa condição, pois o corticoide pode causar retenção de sódio, e,consequentemente, de líquidos. Nesse caso, o paciente acumula água em todo o organismo, pode ter inchaço nas pernas, ter dificuldade para respirar, porque a água acumula em todo o organismo devido á retenção desse líquido pelos rins”

“Quando isso acontece, damos o nome de anasarca. É quando o inchaço acometetodo o corpo. Mas nem sempre é um edema localizado em apenas um lugar. O edema pode afetar as pernas e abdômen. Mas é difícil acontecer esse inchaço de maneira localizada, apenas na face. Isso acontece na face (rosto) apenas quando também está acontecendo no corpo todo, o qual damos o nome de: “Facies de lua cheia” ou síndrome de Cushing”, que pode ser consequência dos corticoides, entre eles, o Decadron”, continou Wanderley.

“Não existe uma forma de reversão desses efeitos de inchaços, a não ser a redução progressiva da medicação. Outros efeitos dos corticoides em grande quantidade são: desencadear DiabetesMellitus, aumento da pressão arterial, estrias, aumento do peso, fragilidade dos vasos sanguíneos, acne, gastrite e úlcera gástrica,e outras doenças que podem vir a se manifestar”, finalizou o médico.

No dia 31 de maio, a assessoria de Joelma afirmou que o inchaço é sequela da Covid. “Ela está em tratamento”, escreveu a equipe da artista, após a loira ter aparecido com o ‘rosto deformado’ durante um show que fez em Parauapebas, no sudeste do Pará.

A IstoÉ conversou com duas dermatologistas, que explicaram mais sobre a reação que Joelma teve no rosto. (clique no link)

Vale ressaltar que a artista negou que o inchaço esteja relacionado com algum procedimento estético no rosto.