A gigante petrolífera russa Rosneft anunciou um contrato com um parceiro na Índia nesta quarta-feira (29) para “aumentar significativamente” o fornecimento de petróleo russo, enquanto Moscou, alvo de sanções ocidentais, busca redirecionar suas vendas para a Ásia.
Durante uma viagem à Índia de Igor Séchin, presidente da empresa estatal, “a Rosneft e a Indian Oil Company assinaram um acordo de longo prazo para aumentar significativamente o fornecimento de petróleo e diversificar as exportações para a Índia”, disse a empresa em comunicado.
A Rosneft não especificou o valor do contrato assinado, nem os volumes acordados.
Na terça-feira, a Rússia anunciou que suas exportações de petróleo para a Índia aumentaram 22 vezes em 2022.
O país, alvo de importantes sanções econômicas ocidentais e embargos de hidrocarbonetos desde sua ofensiva na Ucrânia, tenta redirecionar suas exportações de petróleo e gás para outros países, especialmente da Ásia.
Índia e China, grandes consumidores de energia, são os principais países com os quais a Rússia espera compensar os contratos perdidos na Europa.
Ao mesmo tempo, a dependência russa permite que China e Índia negociem a preços baixos.
“As partes também discutiram (…) possibilidades de fazer pagamentos em moedas nacionais”, afirmou a Rosneft em seu comunicado.
bur/mas-pc/zm/aa