Roseana Sarney recebe alta após internação por pneumonia

'Comemorando com Dr. Roberto Kalil minha alta hospitalar', disse a ex-governadora do Maranhão

Reprodução / Redes sociais
Foto: Reprodução / Redes sociais

Roseana Sarney, deputada federal e ex-governadora do Maranhão (MDB-MA), deixou o Hospital Sírio-Libanêsna, na terça-feira, 20, após um período de internação em São Paulo. Ela estava em tratamento contra uma pneumonia, ao mesmo tempo em que enfrenta, aos 72 anos, um câncer de mama triplo negativo.

+ Roseana Sarney é internada com pneumonia enquanto trata câncer de mama

+ Justiça da Itália adia novamente decisão sobre extradição de Zambelli

Em uma rede social, Roseana comemorou a alta hospitalar com uma foto ao lado do médico Roberto Kalil. Por meio da publicação, a deputada informou a saída do hospital. Ela havia recebido alta hospitalar na quinta-feira, 15, mas precisou retornar à unidade de saúde na sexta-feira, 16, após o diagnóstico de pneumonia. A ex-governadora ainda deve manter o tratamento em casa.

Confira

Diagnóstico de câncer

A deputada federal recebeu o diagnóstico de câncer de mama em agosto de 2025. De acordo com ela, a última sessão de quimioterapia, marcada para o dia 27 de janeiro, teve de ser suspensa. Roseana ainda informou que deve passar por uma cirurgia em breve. Desde o diagnóstico, a parlamentar compartilha nas redes sociais os detalhes sobre seu tratamento. Ela admite que o processo não tem sido fácil, mas ressalta que mantém a fé e a esperança na cura.

A American Cancer Society destaca que o câncer de mama triplo negativo representa entre 10% e 15% dos casos da doença. Esse tipo é considerado mais agressivo porque cresce e se espalha rapidamente, tem menos opções de tratamento e apresenta prognóstico mais desafiador.

Histórico de saúde

Roseana Sarney foi a primeira mulher eleita governadora de um estado brasileiro. Filha do ex-presidente José Sarney, ela governou o Maranhão por quatro mandatos, foi senadora e atuou como líder do governo no Congresso Nacional.

Essa não é a primeira vez que a deputada federal enfrenta um câncer. Em 1998, durante a campanha de reeleição ao governo do Maranhão, Roseana foi diagnosticada com a doença e passou por quatro cirurgias, incluindo a retirada de um nódulo no pulmão, um tumor na mama, uma histerectomia e a remoção de nódulos intestinais.

Até o ano de 2016, ela já havia passado por 23 cirurgias para remoção de tumores benignos e malignos — o primeiro deles diagnosticado aos 19 anos.