Em plena divulgação de “Lux”, seu novo e elogiado disco, Rosalía declarou recentemente estar vivendo uma abstinência sexual voluntária. A prática, que recebeu o apelido de “volcel”, diz respeito a uma escolha pessoal de não ter relações sexuais. A cantora e compositora espanhola de 33 anos concedeu a declaração em entrevista ao podcast “Radio Noia”, da Radio Primavera Sound, e disse estar solteira e sem espaço em sua vida para paixões platônicas. “Quero deixar claro que não dou mais espaço a paixões platônicas, essa fantasia, essa ilusão que não leva a lugar nenhum. Acabou. Eu, neste momento, estou solteira”, afirmou, dizendo também que pratica o celibato voluntário.
+ Estrela espanhola Rosalía sobe aos céus com seu novo álbum ‘Lux’
+ Rosalía lança novo single ‘Berghain’, do disco inédito ‘Lux’, com collab de Björk
O termo “volcel”, utilizado para designar a prática descrita por Rosalía, é a abreviação em inglês das palavras voluntary (voluntário) e celibate (celibatário), e significa literalmente ser celibatário por escolha; tratam-se de pessoas que decidem, voluntariamente, não fazer sexo ou ter envolvimento romântico por um período da vida. Nos últimos anos, isso tem ganhado destaque em redes sociais. Em uma reportagem de 2021, a rádio australiana ABC afirma que a tendência atinge principalmente millennials. Vale destacar que é algo diferente do incel – cuja sigla significa celibato involuntário, e está associado a grupos masculinos que perpetuam práticas misóginas.
Ver essa foto no Instagram
Geralmente, “volcel” está ligado a uma busca mais profunda por autoconhecimento. Em um artigo publicado em 2023, o jornal britânico The Guardian afirmou que, embora seja uma escolha particular, a prática também pode ser compreendido como uma reação à atual cultura do sexo, e uma rejeição a comportamentos considerados tóxicos ou nocivos. “[Isso] pode fazer o sexo e os relacionamentos serem estressantes e de alto risco. Algumas pessoas podem achar que dar um tempo disso é bom para a saúde mental”, declarou ao jornal o Dr. Justin Lehmiller, pesquisador, escritor e apresentador do podcast Sex and Psychology.