Começa nesta quarta-feira (20) em Rondônia uma campanha de combate à tuberculose. Durante uma semana, agentes de saúde vão percorrer os 52 municípios do estado com informações sobre prevenção, tratamento e importância da vigilância de contatos próximos ao paciente.

A campanha foi organizada para marcar o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, lembrado em 24 de março.

Rondônia registra uma média de 700 novos casos da doença por ano. Uma das principais preocupações da Agência Estadual de Vigilância em Saúde é com a continuidade do tratamento. Em 2017, 16% dos pacientes de tuberculose abandonaram o tratamento.

Teste para confirmação de tuberculose utilizando cultura da bactéria em ovos, tubos de ensaio em laboratório

Teste para confirmação de tuberculose utilizando cultura da bactéria em ovos, tubos de ensaio em laboratório – Maicon Lemes Costa/ Secom/RO

O percentual é considerado alto pelo Ministério da Saúde, que preconiza abandono de 5% de pacientes, no máximo, para garantir cura em 85% dos casos. O tratamento tardio ou mesmo o abandono do esquema medicinal aumenta o número de óbitos.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

A tuberculose é uma infecção bacteriana, transmitida por via aérea. O pulmão é um dos principais órgãos afetados. Os sintomas são tosse persistente, perda de peso, febre, moleza e falta de ar. É uma doença grave e é considerada uma das que mais mata no mundo, mas é curável.

O Sistema Único de Saúde oferece o tratamento gratuito, com exames semanais por seis meses e a utilização de antibióticos para o combate à infecção.


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias