A trajetória de Ronaldo Nazário de Lima por si só já foi tema de documentário na Netflix. Bicampeão mundial com a Seleção Brasileira, em 1994 e 2002, o Fenômeno ainda conta em Copas do Mundo com um vice em 1998 e uma eliminação nas quartas em 2006, ambos para a França.

Com toda essa bagagem no maior torneio de seleções, Ronaldo há algum tempo tem exercido o papel de dirigente e gestor, como no caso da compra de Real Valladolid, da Espanha, e Cruzeiro. Além disso, o ex-jogador tem atacado em novas frentes como streamer de jogos e contato com o público mais jovem no digital.

Ao lado de outros pentacampeões como Cafu, Roberto Carlos, Rivaldo e Kaká, Ronaldo tem acompanhado os jogos da Seleção Brasileira e frequentemente é flagrado pela transmissão da partida. O ex-camisa 9 do Brasil é um dos embaixadores do torneio no Catar.

Kaká, Cafu, Roberto Carlos e Ronaldo acompanham jogo da Copa na tribuna de honra (Crédito:Reprodução Instagram)

Blindagem dos jogadores

A Copa do Mundo está apenas nas oitavas de final e o fenômeno já procurou defender alguns nomes da Seleção Brasileira. Ciente do seu tamanho para o mundo do futebol, Ronaldo publicou em suas redes cartas em apoio a Neymar e Gabriel Jesus (leia na íntegra no final do texto). O camisa 10 se machucou no primeiro jogo diante da Sérvia e houve quem comemorou o entorse no tornozelo do atacante. Já o Gabriel Jesus foi criticado por disputar seu segundo mundial, o último apenas um jogo, sem marcar nenhum gol. O camisa 18 teve uma lesão no joelho e foi cortado.

Encontro com o ídolo

Do outro lado do jogo, Ronaldo ainda tem mostrado o quanto influenciou a geração presente na Copa do Catar. Durante entrevista com Rodrygo e Richarlison, o Fenômeno foi “tietado” pela dupla da Seleção Brasileira.

Leia na íntegra as cartas:

Neymar:

“Não poderia começar essa carta aberta de outra forma: você é foda, Neymar! Gigante!

Estou certo de que a maioria dos brasileiros, como eu, te admira e te ama. Seu talento, aliás, te levou tão longe, tão alto, que tem amor e admiração por você em cada canto do mundo. E é também por isso, por ter chegado aonde chegou, pelo sucesso que alcançou, que tem que lidar com tanta inveja e maldade. Num nível de comemorarem a lesão de uma estrela como você, com uma história como a sua. A que ponto chegamos? Que mundo é esse? Que mensagem estamos passando para os nossos jovens? Vai sempre existir gente torcendo contra, mas é triste ver a sociedade num caminho de banalização da intolerância, de normalização dos discursos de ódio.

É na contramão dessa violência verbal com poder destrutivo que te escrevo hoje: volte mais forte! Mais esperto! Com mais fome de gol! O bem que você faz dentro e fora de campo é muito maior que a inveja na sua direção. Não se esqueça nem um segundo do caminho percorrido que fez de você um ídolo do futebol mundial. O Brasil te ama! A torcida de verdade – a que torce a favor – precisa dos seus gols, dribles, ousadia e alegria!

Nao exalte os covardes e invejosos. Celebre o amor que vem da maior parte do seu país. Você vai dar a volta por cima, @neymarjr! E que todo o ódio vire combustível.

A todos que leram até aqui, peço que mandem energia positiva pra seleção, pro Neymar, pro Danilo e todos os jogadores”.

Gabriel Jesus:

“Críticas podem ser construtivas ou destrutivas na vida de alguém. Palavras têm poder de levantar e derrubar – às vezes, as mesmas que impulsionam uma pessoa desencorajam outra. Por isso, é importante ter cuidado com o que falamos, mas – sobretudo – com o que ouvimos. Porque não podemos controlar o que os outros vão dizer – e vivemos tempos sombrios de normalização dos discursos de ódio -, mas podemos filtrar o que chega aos nossos ouvidos.

Que a sua autoimagem, Gabriel Jesus, não se baseie no que os outros falam. Que você nunca esqueça da onde veio porque aquele menino que tinha o sonho de ser jogador não trilhou um caminho fácil, cheio de oportunidades e privilégios. Aquele menino fez o improvável, o “impossível”, o extraordinário. Ele saiu do Jardim Peri para conquistar o mundo. Ganhou vários títulos, foi artilheiro, campeão da Copa América (decisivo na primeira conquista da era Tite), campeão olímpico (fundamental no ouro inédito do Brasil) – tudo isso muito novo. É o brasileiro com maior média de gols na história da Premier League.

Enquanto muitos insistem em comparar trajetórias para desqualificar um atleta, to aqui hoje pra te lembrar que sua história é única. Você chegou à Seleção com muito mérito e espero que ainda brilhe muito com o seu futebol. Que supere o que precisar ser superado, que enfrente o que precisar ser enfrentado, que siga acreditando nos seus sonhos porque foram eles que te trouxeram até aqui.

Boa recuperação, craque!”