Com uma carreira de mais de 30 anos e conhecido por produções como “Da Cor do Pecado” e “Malhação”, Romeu Benedicto se juntou ao elenco de “Guerreiros do Sol”, produção original da Globoplay. Esta é a primeira novela do ator desde o remake de “Pantanal”, em 2022.
+ Begê Muniz comemora retorno às novelas, em ‘Guerreiros do Sol’, após 11 anos afastado
Em entrevista à IstoÉ Gente, o ator fala como foi dar vida ao seu personagem na produção, o Tonhão, e ainda conta detalhes dos bastidores. “Ele é um militar aposentado. Pai de família da década de 30, um homem de opinião forte, patriarca. Uma tragédia em sua vida o leva a obsessão por vingança, ódio e justiça”, começa.
“Sua entrada na novela dá início a uma das fases mais quentes da história, o start a guerra partir dali, é obsessão e vingança”, continua. “Eu já tinha afinidade com o povo e sotaque nordestino, por causa do Jacinto de ‘Cordel Encantado’, novela de Duca Rachid e Thelma Guedes. O povo nordestino tem um espirito bem parecido ao cuiabano, da minha Terra Natal, os traços culturais fortes, o amor pela sua cultura, a luta pelo não estereótipo.”
“Para esse papel em específico, me aprofundei mais ainda no universo do cangaço brasileiro, estudei as vidas das pessoas na época, como viviam, vi vídeos de depoimentos de ex-cangaçeiros, ex-volantes, vitimas, pessoas que foram raptadas pelos cangaceiros, mantive contato com pessoas estudiosas do cangaço, estudei prosódia, conversei muito com nordestinos da região”, detalha.
+ Guerreira na arte de atuar e de cantar, Larissa Góes celebra 20 anos de carreira
Benedicto também comentou sobre como foi gravar no sertão os bastidores: “Um desafio imenso. O maravilhoso do nosso trabalho é que vamos a lugares incríveis e conhecemos pessoas incríveis e que em cada trabalho somos transformados.”
“Sertão profundo faz isso, é um lugar de muita dureza, muita força que emana daquele chão, é uma forja, pessoas de traços bem marcados pelo tempo árido, escaldante, seco, mas que carregam uma espirituosidade impressionante em como encaram a vida naquele lugar e entrar em contato com essa força é transformador.”
“O clima era de afeto e generosidade entra os atores, direção e toda equipe, pois todos estávamos juntos, passando pelos mesmos perrengues, sujeitos ao mestre de tudo: o tempo, a natureza, era ela quem ditava o ritmo das gravações, chegamos a ficar três dias parados em função do tempo que de repente fechou, em pleno Sertão, parecia Londres”, relembrou.
Ver essa foto no Instagram
Carreira e outros projetos
Nascido em Mato Grosso, ele é dono de papéis bastantes marcantes no audiovisual brasileiro. Além da novela “Da Cor do Pecado”, ele também participou de produções como: “Começar de Novo” e “Belíssima”, além de ter vivido Jacinto em “Cordel Encantado” e Anibal em “Deus Salve o Rei”.
“Eu sempre acho que o mais importante é o que estou fazendo no momento, destaco o Jacinto de ‘Cordel Encantado’ que teve uma trajetória bonita na trama. Porém o que não esqueço foi minha primeira participação na Globo, de cara com Stenio Garcia e Antônio Fagundes em ‘Carga Pesada’, confesso, fiquei bem nervoso. Depois dela fiz outra, mas aí já era de casa”, relembra.
O artista ainda falou sobre outros projetos atuais: “Estou no elenco da 4ª temporada de ‘Arcanjo Renegado’, do Globoplay, onde dou vida ao ex-policial Cristino Monteiro, e também estarei em ‘Os Donos do Jogo’, da Netflix, onde faço o Deputado Mandele Neto”, completou.
Ver essa foto no Instagram
** Estagiária sob supervisão