O governo da Romênia anunciou nesta terça-feira (11) a presença de “possíveis fragmentos de drone” em seu território, após os ataques aéreos russos contra o porto ucraniano de Izmail no Danúbio, onde foi registrado um “grande número de explosões”.
Na madrugada de segunda para terça-feira, as autoridades romenas “foram informadas do impacto no solo de um objeto quase 5 km ao sul da fronteira”, no norte da região de Tulcea, anunciou o Ministério da Defesa romeno em um comunicado.
Uma mensagem de alerta foi emitida para a população local. “Equipes militares se deslocaram ao local e identificaram a presença de possíveis fragmentos de drone”, acrescentou o ministério.
Os serviços regionais de emergência afirmaram que receberam uma ligação informando sobre a possível queda de um objeto e, quando chegaram, “os bombeiros constataram que o impacto no solo não havia provocado um incêndio”, segundo um comunicado.
Em outubro, a União Europeia denunciou “a escalada de Moscou” após uma série de violações do espaço aéreo europeu atribuídas a aparelhos russos.
Além da Romênia e da Polônia, que têm fronteira com a Ucrânia, Estônia, Dinamarca e Alemanha também acusaram o Kremlin pelas incursões.
ani-bg/bfi/pb/arm/fp