BUCARESTE, 13 SET (ANSA) – O Ministério da Defesa da Romênia declarou que um drone violou o espaço aéreo do país neste sábado (13), durante um ataque da Rússia contra infraestruturas na vizinha Ucrânia.
Segundo a pasta, caças “detectaram” uma aeronave não tripulada “no espaço aéreo nacional” e a seguiram até que “desaparecesse dos radares”, perto do vilarejo de Chilia Veche, na fronteira ucraniana.
O drone “não sobrevoou áreas povoadas nem representou uma ameaça iminente para a segurança da população”, ressaltou o ministério, acrescentando que iniciará uma busca por eventuais destroços da aeronave.
O incidente ocorreu apenas três dias depois de caças da Polônia terem derrubado drones atribuídos a Moscou em seu próprio espaço aéreo, caso que ativou temores de uma guerra generalizada na Europa.
Também neste sábado, caças poloneses foram acionados novamente devido a mais uma ameaça de drones russos na vizinha Ucrânia. Tanto a Polônia quanto a Romênia são membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). (ANSA).