BRUXELAS, 20 JUN (ANSA) – A Romênia anunciou nesta quinta-feira (20) que doará à Ucrânia uma bateria do sistema de defesa antiaérea Patriot, de fabricação americana.
Em comunicado, o Conselho Supremo de Segurança Nacional romeno afirma que a decisão foi tomada em “estreita coordenação com os aliados” na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).
Considerando a significativa deterioração da situação da segurança na Ucrânia, na sequência de contínuos ataques da Rússia à população e a infraestruturas civis, […] os membros do conselho decidiram doar um sistema Patriot à Ucrânia”, diz a nota.
Kiev já conta com baterias do Patriot e do sistema franco-italiano Samp-T, porém cobra mais unidades para reforçar sua defesa antiaérea, uma vez que alguns desses armamentos podem ter sido danificados em ataques de Moscou ou ficado sem mísseis.
Na semana passada, o secretário de Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin, disse que não estava nos planos do Pentágono fornecer outro Patriot à Ucrânia, apesar dos apelos do presidente Volodymyr Zelensky. (ANSA).