A Roma abriu vantagem nas semifinais da Liga Europa ao vencer no jogo de ida o Bayer Leverkusen nesta quinta-feira por 1 a 0, no estádio Olímpico da capital italiana.

Edoardo Bove (63′) fez o gol da vitória dos ‘giallorossi’, campeões da Liga Conferência na temporada passada.

José Mourinho, técnico da Roma, vence assim o primeiro embate em seu duelo particular com Xabi Alonso, que foi seu jogador nos tempos de Real Madrid e atualmente dirige o Leverkusen.

Para as duas equipes, que não têm mais chances de título em seus campeonatos nacionais, a Liga Europa é a oportunidade de levantar um troféu na temporada e garantir uma vaga direta na próxima Liga dos Campeões da Europa.

No primeiro tempo, a melhor chance foi da Roma, em uma cabeçada do brasileiro Roger Ibáñez que parou nas mãos do goleiro finlandês Lukas Hradecky (18′).

Antes do intervalo, o Leverkusen perdeu por lesão o zagueiro marfinense Odilon Kossounou, que teve que ser substituído pelo holandês Mitchel Bakker (36′).

Na segunda etapa, a Roma aumentou o ritmo, com chutes de fora da área de Gianluca Mancini (48′) e Lorenzo Pellegrini (50′), antes de finalmente marcar com Bove (63′), que aproveitou rebote na área após finalização do inglês Tammy Abraham.

Depois do gol, Hradecky ainda fez duas defesas salvadoras para o Leverkusen, parando Andrea Belotti (66′) e Abraham (69′) e evitando uma vitória mais elástica para os italianos.

Nos minutos finais, o zagueiro Bryan Cristante salvou o que seria o gol de empate do time alemão ao desviar com o peito finalização de Jeremie Frimpong (86′).

bur/dr/mcd/cb