Roma será palco de duelo final de campanha na Itália

ROMA, 22 SET (ANSA) – A Piazza del Popolo, em pleno centro histórico de Roma, será o palco do duelo final entre a coalizão conservadora favorita à vitória nas eleições na Itália e o centro-esquerdista Partido Democrático (PD), do ex-premiê Enrico Letta.   

Às 18h desta quinta-feira (22), os líderes da direita fazem um comício conjunto na célebre praça romana, reunindo a líder nas pesquisas Giorgia Meloni (Irmãos da Itália), os ex-ministros Matteo Salvini (Liga) e Maurizio Lupi (Nós com a Itália) e o ex-premiê Silvio Berlusconi (Força Itália).   

Na mesma hora de sexta-feira (23), último dia de campanha, será a vez de Letta ocupar a Piazza del Popolo, com discursos previstos do ministro da Saúde Roberto Speranza e da vice-governadora da Emilia-Romagna, Elly Schlein, estrela ascendente da esquerda italiana.   

Salvini também aposta na internet: seu partido, a Liga, trabalha para promover um comício online que reúna “pelo menos 1 milhão de pessoas”. Após o evento conjunto com sua coalizão nesta quinta, Meloni irá a Nápoles nesta sexta para encerrar sua campanha em um evento voltado a jovens eleitores.   

Já o ex-premiê Giuseppe Conte, do antissistema Movimento 5 Estrelas (M5S), fechará sua campanha na Piazza dei Santi Apostoli, em Roma, lugar simbólico para a centro-esquerda, que costumava festejar suas vitórias nessa praça.   

Por fim, a “terceira via” do ex-ministro Carlo Calenda (Ação) vai reunir seus apoiadores no Gianicolo, também na capital italiana.   

E a disputa não ficará restrita às ruas: na noite desta quinta, o programa “Porta a Porta”, principal talk show político da emissora Rai, promove um especial com os principais líderes partidários, incluindo Berlusconi, Meloni, Conte, Calenda, Salvini e Letta, além do ministro das Relações Exteriores Luigi Di Maio (Empenho Cívico), aliado do PD. (ANSA).