ROMA, 16 DEZ (ANSA) – A prefeita de Roma, Virginia Raggi, revogou nesta segunda-feira (16) um acordo de colaboração com um cartunista que havia comparado a União Europeia ao campo de extermínio nazista de Auschwitz.   

Mario Improta, mais conhecido como “Marione”, havia sido contratado pela Prefeitura para produzir gratuitamente uma história em quadrinhos sobre o regulamento de Polícia Urbana, mas publicou recentemente uma charge que gerou uma onda de indignação na capital.   

No desenho, um garoto semelhante ao primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, aparece vestido com roupa de prisioneiro, bandeira britânica na mão e fugindo de um campo de extermínio em cujo portão está escrito “União Europeia”, ao invés de “Arbeit macht frei” (“O trabalho liberta”), frase colocada pelos nazistas na entrada de Auschwitz.   

“Aí está o miserável cartunista da prefeita Raggi, que faz uma vergonhosa e ofensiva representação do Brexit”, disse, por meio de uma nota, o diretório do centro-esquerdista Partido Democrático (PD), de oposição, em Roma.   

Marione ainda produziu uma nova versão da charge, substituindo o campo de extermínio por uma privada, mas Raggi decidiu revogar o acordo com o cartunista relativo à HQ das regras da Polícia Urbana. “Aquele desenho não tem nada a ver com o governo, mas faço questão de dizer que não representa meu pensamento. É preciso ter muito cuidado ao abordar temas como campos de extermínio e nazismo”, disse a prefeita, que visita Auschwitz anualmente.   

(ANSA)