VATICANO, 5 JAN (ANSA) – Mais de 33 milhões de fiéis católicos viajaram a Roma durante o Jubileu de 2025, que se encerra oficialmente nesta terça-feira (6).
O número foi divulgado nesta segunda (5) pelo pró-prefeito do Dicastério para a Evangelização do Vaticano, Rino Fisichella, que disse que a Itália é o principal país de origem dos 33.475.369 peregrinos contabilizados no Ano Santo, seguida pelos Estados Unidos.
O Jubileu foi aberto na véspera de Natal de 2024, pelo papa Francisco, e será encerrado com o fechamento da Porta Santa da Basílica de São Pedro, no Vaticano, por Leão XIV.
A cerimônia de conclusão do Ano Santo está marcada para as 9h30 (horário local) e também terá a presença do presidente da Itália, Sergio Mattarella.
O Jubileu é organizado pela Igreja Católica a cada 25 anos e representa um período de indulgência e perdão para os fiéis. No entanto pontífices também podem realizar Anos Santos extraordinários, como aquele convocado por Francisco entre dezembro de 2015 e novembro de 2016, dedicado ao tema da misericórdia. (ANSA).