ROMA, 3 OUT (ANSA) – Criador da pop art, Andy Warhol será homenageado em uma mostra inaugurada nesta quarta-feira (3) no Complesso del Vittoriano, em Roma. A exposição, que fica em cartaz até o próximo 3 de fevereiro, comemora 90 anos do nascimento do pintor e exibirá as suas obras mais famosas, como os retratos de Marilyn Monroe e Liz Taylor, a famosa latinha de sopa Campbell e as séries Polaroid.   

A mostra, além de percorrer a sua carreira artística, conta sobre a sua vida, feita de transgressões, intuições e excessos, reconstruindo o espírito de três décadas, dos anos 60 aos 80.   

Com mais de 170 obras, a capacidade visionária e as obsessões de Warhol aparecem, batendo de frente com as novas formas de comunicação de massa, revolucionando o conceito de arte, a prática artística, mas também o universo da música, do cinema e da moda.   

No início do percurso, constam os ícones mais característicos da arte de Warhol, obras que fazem parte do imaginário coletivo.   

Depois, em um cômodo que se assemelha a um campo de flores luminosas, documenta os trabalhos que mostram a sua ligação com a Itália (a série do Vesúvio), com os estilistas e as estrelas da música e do cinema.   

“Se Warhol estivesse vivo hoje, talvez andasse com o smartphone em mãos, pronto para compartilhar fotografias nas redes sociais”, brincou Matteo Bellenghi, curador da exposição.   

“Talvez se estivesse vivo poderíamos ver um upgrade da sua obra”.   

“Esse projeto é um conjunto de imagens, objetos e curiosidades, para compreender o homem além do artista”, concluiu Belenghi.   

(ANSA)